De repente, Mãe!

Primeiros sintomas da gravidez, as alterações e métodos de alívio para os principais sintomas. Na gestação, ocorrem diversas mudanças no corpo da mulher, consequentes das adaptações para o crescimento do bebê.

Os principais sintomas que afetam as gestantes:

Náuseas e vômitos: provocados pelo aumento do hormônio B-HCG, sintomas tendem a diminuir na 13° semana; Cerca de 10% mantêm os enjoos durante períodos mais avançados da gravidez, podendo durar até o 3º trimestre.

Azia: ocorre principalmente pela noite com o retorno do suco produzido no estômago, provocando queimação na região do tórax; Embora possa acometer a gestante durante toda a gravidez, é mais intensa e frequente no final da gestação.

Fraquezas e desmaios: ocorrem principalmente pela anemia fisiológica e ação de hormônios no cérebro.

Constipação intestinal: ocorre conforme o útero aumenta de tamanho e comprime as alças intestinais.

Prevenção dos Sintomas

  • Realize refeições fracionadas, procure aumentar o número de refeições e diminuir o volume em cada uma delas. Dessa forma, o seu estômago não fica muito cheio e diminui as chances de azia e náuseas.

  • Ao acordar, ingira alimentos secos (bolacha de água e sal, de polvilho);

  • Evite frituras, doces e alimentos com odor forte. Estes alimentos favorecem o desconforto gástrico.

  • Estudos apontam o uso de gengibre, em pequenas quantidades, (raiz in natura, em pó) como benéfico para o controle de náuseas.

  • Alimentos gelados ajudam a controlar náuseas.

  • Escolha alimentos ricos em fibra (frutas e verduras cruas e grãos)

  • Beba bastante água.

CONSULTE O GINECOLOGISTA!

Referências:

BRASIL. Ministério da Saúde. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Repositório Institucional da Universidade Federal de São Carlos