Atividade Física e Gestação

A atividade física na gestação e fatores de proteção para Diabetes e Hipertensão.

PRÉ-ECLÂMPSIA E DIABETES GESTACIONAL

Uma dieta adequada e atividade física regular são grandes aliados no controle da glicemia aumentada (açúcar no sangue). A insulina é responsável por ajudar a glicose (açúcar) entrar nas células e produzir energia para o corpo. Para não faltar suporte de energia para o bebê, durante a gestação, a insulina age menos nas células da mamãe, assim, mais glicose fica disponível no sangue para nutrir o bebê. Quando esta glicose (açúcar) está muito aumentada no sangue da gestante, significa que ela tem Diabetes gestacional. Esta complicação pode trazer malefícios para o bebê na vida intrauterina e após o nascimento, com risco de ter hipoglicemia (baixa quantidade de açúcar e energia), precisando assim de internação em UTI, além do risco de desenvolver obesidade e Diabetes no futuro.

ATIVIDADES FÍSICAS PARA GESTANTES SAUDÁVEIS

Mulheres ativas fisicamente antes da gestação, podem praticar exercícios de média ou alta intensidade e mulheres sedentárias podem começar com exercícios de baixa ou média intensidade. VERIFIQUE COM O SEU MÉDICO A RECOMENDAÇÃO PARA O SEU CASO!

  • Realize atividades por 30 minutos de 3 a 5 vezes na semana

  • Atividades na água como natação e hidroginástica podem auxiliar no controle de inchaço nas pernas

  • O Pilates e a musculação são ideais para a força

  • O alongamento e Yoga são benéficos para o relaxamento.

  • A caminhada é um excelente exercício de baixa intensidade.

Referências:

BRASIL. Ministério da Saúde e Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.