Cuidados com a Saúde no Puerpério

Importância dos períodos de descanso e cuidados pessoais durante esse período. O bebê chegou! Forte e saudável, mas com a necessidade intensa de cuidados. Entretanto, não é somente ele que necessita de cuidados, a mulher no pós-parto também necessita de atenção.

O puerpério se define como o intervalo entre o parto e o retorno do corpo da mulher ao estado anterior à gravidez. Esse período tem um tempo pouco preciso, mas costuma variar de 40 dias a 6 semanas.

DICAS DE CUIDADOS

Nos primeiros dias após o parto, são normais e esperadas perdas vaginais conhecidas como lóquios que mudam de aspecto com o passar dos dias, de vermelho vivo para acastanhado, amarelado ou incolor, até o seu completo desaparecimento. Nesse período, é importante que a região genital seja higienizada corretamente durante o banho e que a troca de absorventes ou tampões ocorra no período inferior a 4 horas. Fique atenta e procure assistência médica em casos de dor persistente e intensa na região abdominal, perdas vaginais em grande quantidade e febre.

Suas mamas podem produzir leite em excesso, ficando firmes, quentes e doloridas. Para evitar que isso ocorra, deixe o bebê esvaziar totalmente uma mama antes de oferecer a outra, alterne as mamas a serem oferecidas entre as mamadas, amamente com maior frequência e extraia manualmente o leite excedente. Isso aliviará o desconforto. Se o desconforto e dor persistir, procure a enfermeira de referência.

Aproveite o período de sono do bebê para dormir também. Assim você terá energia para realizar os cuidados com você e com o bebê durante o período em que ele estiver acordado. Peça ajuda para o companheiro ou para a família para realizar as tarefas do dia a dia e a gerir e limitar as visitas a você e ao bebê.

As mudanças emocionais também são importantes! A maternidade é uma experiência que pode sobrecarregar muito a mulher pois há novas responsabilidades e mudanças de hábitos, além dos hormônios. Tire um tempo para você. Saia com as amigas, procure grupos de mulheres com filhos para poder compartilhar informações e vivências, vá ao cinema, realize atividades que te dão prazer pelo menos uma vez por semana.

Referências:

MESQUITA, Ana C. Uma nova vida após o parto: cuidados à mulher no puerpério. Revista Percursos, n19, p39 a 48, Janeiro a Março, 2011.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Saúde. Coordenadoria de Planejamento em Saúde. Assessoria Técnica em Saúde da Mulher. Atenção à gestante e à puérpera no SUS – SP: manual técnico do pré natal e puerpério / organizado por Karina Calife, Tania Lago, Carmen Lavras – São Paulo: SES/SP, 2010. p.200-9.